YOGA -uma ferramenta auxiliar nos Transtornos do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) e as dificuldades escolares.

Por Denise Guapyassu,

Há quase 36 anos militando na área da Fonoaudiologia sempre me chamou atenção as crianças agitadas e/ou dispersivas e as que tinham dificuldades em leitura e escrita. A primeira manifestação de um distúrbio de leitura e escrita surge durante o período da alfabetização [1] . A prevalência deste distúrbio é de 5 a 10.% da população infantil mundial [4] sendo descrita nos EUA, como um preocupante problema de saúde pública [5].

Com certa evidência, autores apontam a associação entre as dificuldades escolares e o TDAH, de forma que a criança com déficit de atenção pode apresentar um transtorno de aprendizagem de leitura e/ou escrita [6,7]. Alterações semânticas, sintáticas e pragmáticas foram citadas [8] como consequências de distúrbios de atenção.


Algumas pesquisas, como a encontrada em [mediconsult.com], estimam que existem de 3 a 5 milhões de crianças TDAH. Se adicionarmos aquelas com deficiência de aprendizado, o quadro pode chegar a 10 milhões de crianças ou mais.

O que fazer? Como ajudar essas crianças? Pesquisei e encontrei um estudo feito na Clínica de Psiquiatria e Psicoterapia Infantil da Universidade de Heidelberg (Alemanha) sobre a yoga como um tratamento complementar altamente indicado para o chamado TDAH . Segundo os pesquisadores, a yoga mostrou-se mais eficaz do que outras atividades físicas na redução dos sintomas relacionados ao distúrbio. O estudo também mostra que os melhores resultados foram verificados nas crianças que, além da prática de yoga, tomavam medicamentos específicos prescritos para o quadro.


Os exercícios de relaxamento, concentração, respiração e meditação trazem benefícios e possibilitam que as crianças aprendam estratégias para lidar com as suas dificuldades. Da mesma forma, é importante que os pais se conscientizem da importância de um ambiente familiar mais organizado. Como vamos reclamar da violência nas ruas se em alguns lares a "ordem" é buscada através do grito?

TDAH e dificuldades escolares apontam para um quadro de baixa auto estima. A criança considera seus colegas mais inteligentes e já começa uma tarefa com a sensação de que não vai conseguir.

Inserir a Yoga na vida das crianças é atender uma demanda crescente da sociedade que busca novos caminhos para compreender tantas dificuldades. Precisamos lembrar que as crianças de hoje vão participar da construção um mundo melhor onde o Amor e a Fraternidade serão os pilares das próximas gerações.

(Denise Guapyassú – Mestre em Fonoaudiologia).

Referências
1. Etchepareborda, M.C. Intervention in dyslexia disorders: phonological awareness training. Rev. Neurol. 2003; 36(1): 13-9.
2. Hindson, B., Byrne, B., Fielding-Barnsley, R., Newman, C., Hine, D. W., Shankweiler, D. Assessment and early instruction of preschool children at risk for reading disability. J. Educ. Psyc. 2005; 97 (4): 687-704.
3. Salgado, C. A.; Capellini, S. A. Programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Pró fono R. Atual. Cient: 2008; v.20, n°1.
4. Shaywitz, S.E. Currem concepts – Dyslexia. New England Journal of Medicine. 1998; 338, 307-312.
5. Lyon, G. R. Reading development, reading disorders and reading instruction: research-based findings. ASHA: Language Learning and Education, 1999; 6 (1), 8-16.
6. Schewer, C. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. In: Andrade C.R.F., Marcondes, E., organizadores. Fonoaudiologia em Pediatria. São Paulo: Sarvier: 2003.
7. Mattos, P. Transtorno de Déficit de Atenção. Revista Pediátrica Moderna: 2005.
8. Malerbi, F.F.; Schewer, C. memória implícita em crianças com TDAH. Revista Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia: 2005.

3 comentários:

  1. Achei muito interessante e gostaria de receber informações. Trabalho numa escola que atende crianças da Ed.Infantil ao 5ºano, em Vargem Pequena. Vocês recebem grupos por faixa etária? Por favor, aguardo resposta.

    Déa

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  2. Olá Dea, me passe o seu e-mail e telefone que entrarei em contato.
    abs,
    Luciana
    rosaluciana@hotmail.com

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  3. Olá. Estou fazendo um trabalho sobre os efeitos da Yoga em pessoas com TDAH. Como consigo acesso a esse estudo da Universidade de Heidelberg?

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